quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Wine's day

Você chega diante da prateleira da adega do mercado e bate aquele sentimento de desespero! Meldeus, pra que existem tantas opções, uvas e qualidades de vinhos no mundo?! 


Seria ótimo se os bons vinhos simplesmente pulassem para o seu carrinho, abraçado com um bom queijo e voilà! Mas não é assim que acontece. Dediquei então, algum tempo lendo sobre o assunto e hoje em dia, eu e os vinhos temos uma ótima relação de amizade. 

Não tem essa de "uva ruim" e nem "vinho desagradável". Há sim, vinhos estragados, turvos, vinagrados. Ou erros comuns, como deixar a garrafa aberta ou mal fechada na geladeira, Regra de ouro: abriu, bebeu até o final (ô missão difícil). 

Aconteceu comigo esses dias, em uma pizzaria tradicional em Búzios (RJ), que resolvi questionar ao garçom sobre a temperatura muito baixa do vinho e ele me respondeu: "Está na temperatura ambiente." Quase respondi, mas evitei o desgaste: "Só se for ambiente da Sibéria". A taça estava "suada" de tão frio que o vinho estava. Pode parecer frescura, mas isso, atrapalha  bastante na hora de sentir os aromas e sabores.

Para acompanhar, os vinhos estruturados (cabernet sauvignon, malbec e syrah) que são os que ressecam mais as papilas gustativas, vão com comidas mais gordurosas e 'molhadas'. Queijos duros e mais gordurosos, como o parmesão, entram na mesma regra dos encorpados. Enquanto os vinhos mais ligeiros (ou leves) são melhor degustados com queijos moles (carménère, merlot, pinot noir e gamay).
Então, para não errar, escolha vinhos tintos ou brancos, produzidos nos últimos dois a quatro anos. Mas e a história de 'quanto mais velho melhor'? A regra serve apenas para vinhos produzidos para serem armazenados. Caso contrário, perdem a coloração e ficam ácidos quando consumidos muitos anos depois da produção.

O ritual de bebericagem, eu acho charmoso e elegante, além de sexy, quando feito com delicadeza. Não basta colocar na taça, brindar e beber. É muito importante verificar se o vinho encontra-se brilhante, nunca turvo. Depois de uma boa olhada, dê uma belíssima cheirada trazendo o aroma para dentro de você. Quem ama o vinho, quer que ele faça parte do ritual. Então faça isso sem medo de ser feliz! E por último, deixe o vinho invadir sua boca e passear pela sua língua... abrindo os aromas e sabores.... humm... Aí, amiga, olhe feliz para você mesma com uma cara de quem fez a melhor escolha e comemore à vida e à saude! Não é uma delícia de ritual?

Viu como nem há tanto mistério assim? 

Dica para essa noite de quinta-feira: Vá ao mercado, aplique seus conhecimentos novos sobre vinhos e harmonize com um bom queijo (duro ou mole) e relaxe, pois a semana não foi fácil e você, diva, merece!

"Boa é a vida. Mas melhor é o vinho" (Fernando Pessoa)
Hoje eu vou de vinho. E você?

Beijos e ótimo fim de semana!

(By Juliana Vidal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar nosso blog! Recomende às suas amigas! BJ
PRETINHA BÁSICA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...